quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

#Nebulosas - A Fantástica Nebulosa do Caranguejo

Você já se perguntou "O que acontece quando uma estrela explode?" "Como ficariam os destroços?" "Afinal, sobraria algo para contar história?" Então, apresento a vocês a nebulosa do Caranguejo (Catalogada como NGC 1952), uma verdadeira pérola da constelação de Touro que se encontra a 6500 anos-luz de nós.

Fonte: Hubble, NASA.



Foto do o registro Chinês mencionado.
Fonte
Formando um exótico mosaico de poeira, gás quente e elementos simples como Hidrogênio e Hélio, esta nebulosa na realidade são os remanescentes de uma massiva estrela que colapsou em supernova, sendo avistada daqui da terra no ano de 1054. Graças aos astrônomos chineses e árabes da época podemos saber exatamente quando o evento ocorreu, o que foi de fundamental importância em seu estudo.  No interior desta gigantes nuvem de 10 anos luz de diâmetro (para se ter noção, se o Sol fosse do tamanho de uma bola de basquete, esta nebulosa seria do tamanho do planeta terra!!!) existe um corpo celeste muito curioso, chamado de Pulsar, uma pequena estrela constituida basicamente de Neutrons comprimidos (ordem de no máximo 50 km de diâmetro) que possui uma densidade absurda, os destroços do que um dia já foi o núcleo da estrela. Este pequeno corpo gira na velocidade de 30 vezes por segundo, emitindo pulsos de energia, dai vem o nome. Logo abaixo podemos ver uma animação feita pelo canal National Geografic a respeito deste pulsar em específico, está em inglês, mas a imagem diz mais do que mil palavras, não é verdade!?

Em breve escreverei uma matéria mais detalhada sobre estes pequenos, poderosos e misteriosos corpos pulsantes... Qualquer dúvida é só por nos comentários. Um céu limpo a todos!

Um comentário: