quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O que é ser Astrônomo Amador?

O que leva milhares de médicos, marceneiros, engenheiros, enfermeiros, empresários, economistas, estudantes, professores, etc... a mesmo depois de chegarem cansados após um longo dia de trabalho, apontar um telescópio para o céu no quintal de casa? Resumo a resposta em uma única palavra: PAIXÃO!


Fonte: http://www.experiencescottsdale.com/wp-content/uploads/2010/05/silouette.jpg

Acho muito interessante como um céu estrelado é capaz de encantar qualquer um. Mas na maioria das vezes, as pessoas só dão uma "espiadinha" e pronto, deixam pra lá. Entretanto há alguns que possuem algo de diferente desconfio até de doença, que não interessa quantas vezes olhe para o céu, mais ele vai querer. É como um vício que nos faz virar uma noite, mesmo sabendo que no outro dia teríamos que trabalhar, só para conseguir AQUELA foto ou observar AQUELE evento. Essa gana, que nunca acaba por sinal, sempre me intrigou, e hoje, que estou tornando o que era um hobby em uma profissão, creio que começo a ter propriedade para saber o "por que?".

A famosa espera pelo por-do-sol para iniciar mais uma noite!
Fonte:http://www.astronomy2009.org/static/archives/images/screen/iya0908a.jpg
Não importa quantos artigos eu vou ler, quantas teses eu vou desenvolver ou quantas imagens eu vou receber de telescópios alugados por universidades para realizar cálculos e mais cálculos e finalmente encontrar a chave de minha pesquisa, nada substituirá pegar o MEU TELESCÓPIO, no MEU QUINTAL, com a MINHA CÂMERA e fazer as MINHAS FOTOS ou OS MEUS DESENHOS! Todo o ritual de alinhar a montagem, regular o ISO da maquina, ligar a luz vermelha, olhar pela ocular, ver se o objeto esta centralizado e apertar o click na câmera ou começar a rabiscar na prancheta, sempre será algo insubstituível!

"Não importa quantos mestrados e doutorados eu venha a ter, sempre serei um astrônomo amador!" - Felipe Lacerda


2 comentários:

  1. Belo texto, só quem é ama o céu e seus belos espetáculos sabe o que é se sentir especial ao meio da imensidão! Realmente deve ser uma doença no qual nenhum de nós quer a cura e sim viver com ela até os últimos dias :D

    ResponderExcluir