terça-feira, 29 de janeiro de 2013

#Galáxias - Cidade: Via Láctea - Parte I

Se você teve uma infância no interior, como eu, ou teve a oportunidade de olhar para um céu realmente muito estrelado, creio que tenha visto uma enorme nuvem de estrelas e algumas manchas "cortando" o céu de cima a baixo. Certo dia, quando era uma criança, perguntei a meu avô (que hoje está lá em cima), um legítimo fazendeiro, ele me respondeu nesta simples frase: "Deve ser uma nuvem de estrela que aos poucos passa pelagente". Na realidade hoje que já estudei o que realmente é, não condeno a analogia dele... Está mais correta do que imaginava.

Parece uma montagem, mas basta ter um céu escuro o suficiente, que temos esta visão maravilhosa...
Fonte

Para entender o que é uma galáxia, é simples, basta imaginar uma gigantesca metrópole, em que nossa casa se chama Planeta Terra, o sistema solar é nosso bairro e a grande cidade é a Via Láctea. E assim como em toda cidade grande, a região do centro é a mais agitada e quente, onde os grandes eventos acontecem. Enquanto nos bairros residenciais, mais afastados do centro, tudo é mais calmo e pacato, melhor para se viver.

Ilustração mostrando onde estamos na nossa Galáxia
Fonte
Como podem ver na foto ao lado, a nossa galáxia é do tipo espiral (dispõe de sua estrutura em forma de disco com braços espiralados, temos outros tipos de galáxias, mas isso é assunto para outro post) e logo percebemos que em seu centro possui um "Bojo", que visivelmente possui um grande acúmulo de massa, e onde há massa, há gravidade, que por sua vez tem energia. Ou seja, este bojo nada mais é do que uma nuvem de estrelas dentro da galáxia, é como os grandes prédios de um centro de cidade...

Reflita comigo, todas as estrelas que vemos no céu, pertencem a nossa galáxia, afinal, quando estamos em nossa cidade e vemos uma cidade vizinha no horizonte, não vemos casa por casa, e sim a cidade como um todo, mas quando olhamos o centro da nossa cidade, podemos identificar cada construção e prédio que tem lá, afinal vemos com mais detalhes o que há mais próximo  correto?! Assim, logicamente, quando avistamos outra galáxia, não vemos cada estrela dela isolada, e sim a luz emitida por todas juntas!!!

Galáxia do Redemoinho, pelo Hubble.
Fonte
Mas ao ver a imagem acima vocês me perguntam: "EPA FELIPE MENTIROSO! EU ESTOU VENDO UM MONTE DE ESTRELA DENTRO DELA E AO REDOR TAMBÉM!!!!" Calma lá amigão! A resposta é simples, todas essas estrelas que vocês vêm nesta foto, são estrelas que estão na nossa própria galáxia, no mesmo campo de visão. É como uma foto da lua entre os galhos de uma árvore, o galho está MUITO distante da lua, mas o fato de estar no campo de visão do fotógrafo aparenta estar ao lado... É muito raro conseguirmos ver estrelas dentro de outras galáxias, a não ser que sejam galaxias muito próximas, ou quando uma delas explodem em super nova, que ai o brilho da estrela rouba toda a cena e acaba ofuscando a galaxia inteira.

Fonte
Semana que vêm continuo a falar de nosso lugar no vasto cosmos, desta vez explicando e denominando todas as estruturas que a compõe. E vocês nem imaginam o que há no núcleo...

Bons Céus!!



3 comentários:

  1. É curioso, inclusive, que nunca foi determinado exatamente como parece nossa galáxia vista de fora. É um trabalho extremamente complicado e exige cálculos complexos de computador só pra determinar o aspecto do nosso cantinho na Via Láctea. É como determinar o formato de uma casa vista de fora, só que estando preso dentro dela.

    ResponderExcluir
  2. É realmente muito complicado Thiago! O máximo que conseguimos ver é com as medidas e fotos de X-ray, conseguimos algo assim: http://www.nasa.gov/images/content/143338main_xray_background_500.jpg

    Céus Limpos!

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Felipe, suas analogias (com cidades, lua e árvore) foram incríveis! Tornou fácil de entender o que normalmente seria difícil para uma leiga como eu! Parabéns!!!

    ResponderExcluir